sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Tutoria VI

PLANIFICAÇÃO
Referência: O Ensino da Leitura → A compreensão de textos

Escola: EB2/3 Sec. de Alcains Turma: 6ºE PCA Data: 28/01/09

Nome e breve descrição da actividade:
Texto informativo: A conservação do Panda Gigante de Maria Carlos Reis (Adaptado).
Os alunos farão uma actividade de antecipação ao texto e, seguidamente, preencherão um Roteiro de Leitura sobre o mesmo tendo como material de apoio à actividade um computador por grupo de trabalho.

Competências e conteúdos programáticos de referência:
· Mobilizar o conhecimento prévio sobre o tema e antecipar conteúdos;
· Desenvolver estratégias de antecipação com base no título do texto;
· Aprofundar conhecimentos sobre a temática;
· Saber organizar informação recolhida.

Referenciais de execução (duração temporal, alunos…)
A actividade planificada terá a duração aproximada de noventa minutos e decorrerá na sala 2.3. do Edifício II.
1. A professora fornecerá a cada aluno um puzzle de várias peças, que se encontra desordenado e que representa a imagem de um panda;
2. Em seguida, explicará aos alunos que irão trabalhar um texto sobre aquela imagem e questiona-os sobre a imagem: “O que será?”, dando-lhes tempo para manipularem as peças. A professora irá registando no quadro as hipóteses dadas pelos alunos;
3. A professora fornecerá mais uma pista afixando no quadro o título do texto. Será pedido a um aluno que faça a sua leitura;

4. Será discutido, em grande grupo, qual será o assunto abordado no texto e de que tipo de texto se tratará;
5. Os alunos serão incentivados a dizer o que sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender;
6. Será distribuída, aos alunos, uma ficha de registo; que será preenchida, individualmente, pelos alunos; (anexo um)
7. A professora distribuirá o roteiro de leitura pela turma e procederá à leitura do texto; (anexo dois)
8. Seguidamente, a turma será organizada, em pequenos grupos, dispondo os mesmos de um computador e de uma lista de sites (incluída no roteiro), previamente seleccionados, pela professora, bem como de um mapa do mundo (também incluído);
9. Os alunos preencherão o Roteiro de Leitura do texto A Conservação do Panda Gigante;
10. No final, cada grupo apresentará à turma o seu trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe, quanto mais damos mais temos!