segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A lua de Joana

A Lua de Joana de Maria Teresa Gonzalez foi a obra que trabalhei, no meu ano de estágio, com uma turma de 6ºano, na disciplina de Língua Portuguesa. A falta de atenção e carinho por parte da família, pois têm todos uma vida muito ocupada, leva Joana a envolver-se com companhias pouco desejáveis, mas que lhe dão atenção! Marta, a sua melhor amiga, acaba por morrer de overdose.É, portanto, uma obra alusiva ao flagelo da droga e uma chamada de atenção para os pais: que devem estar sempre atentos à vida dos filhos.Joana é uma menina de 14 anos que escreve cartas para a amiga que morreu. No entanto, também ela acaba por entrar no mundo da droga. Conseguirá Joana sair desse mundo ou terá o mesmo destino da sua melhor amiga? Convido-o a ler... e a descobrir esta obra maravilhosa.

A título de curiosidade deixo aqui algumas passagens do livro:

«Então, num momento completamente louco, desvairada, passei-me da cabeça e pedi-lhe para experimentar um bocado, só para ver o efeito que aquilo tinha.»

«Vou parar de escrever. Dói-me a mão, dói-me o corpo, dói-me o pensamento. Dói-me a coragem que não tenho.»

«... nunca imaginei que fosse tão fácil uma pessoa passar-se para o lado de lá, o lado para onde tu passaste, o lado que eu sabia que era ERRADO!»

A obra foi, recentemente, adaptada ao teatro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe, quanto mais damos mais temos!