quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Oficina temática V

Unidade Temática: «O Ensino da Leitura: ensino da decifração/desenvolvimento da consciência fonológica»

Oficina Temática Nº5 – 07 de Janeiro de 2009

SUMÁRIO EXECUTIVO:


1- Apresentação da unidade temática: O Ensino da Leitura.

2- Debate plenário temático – O ensino da decifração e o desenvolvimento da consciência fonológica.
2.1- O que o professor deve saber:
2.1.1- O que é ler: a pirâmide da leitura.
2.1.2- O que é a decifração.
2.1.3- Questões mais frequentes colocadas pelos professores.
2.1.4- Os sete pilares da decifração:
2.1.4.1- O ensino da decifração deve ocorrer em contexto real de leitura.
2.1.4.2- O ensino da decifração deve ter em conta as experiências e conhecimentos da
criança sobre a linguagem escrita.
2.1.4.2.1- A emergência da leitura.
2.1.4.3- O ensino da correspondência som/grafema deve assentar no desenvolvimento da
consciência fonológica.
2.1.4.3.1- O desenvolvimento da consciência fonológica:
2.1.4.3.1.1- O que é a consciência fonológica.
2.1.4.3.1.2- A evolução da articulação dos sons.
2.1.4.3.1.3- Correlação entre nível de consciência fonológica e desempenho
em leitura.
2.1.4.3.1.4- Consciência silábica, intrassilábica e fonémica.
2.1.4.3.1.5- Os constituintes silábicos.
2.1.4.3.1.6- As unidades fonológicas relevantes para treino da consciência
fonológica: as vogais (orais e nasais), as semivogais (orais e
nasais) e as consoantes (oclusivas, laterais, fricativas, nasais e
vibrantes).
2.1.4.3.1.7- Actividades promotoras do desenvolvimento fonológico:
identificação, segmentação, supressão/adição, reconstrução e
substituição.
2.1.4.4- O ensino da correspondência som/grafema deve ser explícito.
2.1.4.4.1- Os sons da língua portuguesa: relação som/grafema.
2.1.4.5- O ensino da decifração deve contemplar o reconhecimento dos padrões
ortográficos frequentes.
2.1.4.6- O ensino da decifração deve incrementar a leitura de palavras frequentes.
2.1.4.7- O ensino da decifração deve estar associado a práticas de expressão escrita.
2.1.5- Objectivos e estratégias a promover no ensino da decifração.

3- O que o aluno deve saber:
3.1- O que o aluno deve saber antes de aprender formalmente a decifrar.
3.2- O Currículo Nacional e o ensino da decifração.

4- Reflexão grupal e análise participada – Proposta de tarefas de aprendizagem para o ensino da decifração e o desenvolvimento da consciência fonológica.

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