FICHA DE ACTIVIDADE
PLANIFICAÇÃO
Referência: Oficina Temática - O Ensino da Leitura: O Ensino da Decifração e Consciência Fonológica
Docente: Maria Raquel Nunes do Carmo
Escola: EB2/3 Sec. de Alcains Turma: 6ºE PCA Data:14/01/09
Nome e breve descrição da actividade: A Cobra e a Vaca vão às compras
O professor, como motivação inicial dá a ouvir aos alunos sons de vários animais. Os alunos registam os seus nomes numa ficha. (anexo 1)
Passa-se então ao jogo «A cobra e a vaca vão às compras». No final os alunos farão no caderno diário frases com as palavras das imagens.
Competências e conteúdos programáticos de referência:
· Saber ouvir;
· Desenvolver a capacidade de identificar mentalmente um som inicial de uma palavra;
· Distinguir palavras com base no som inicial;
· Organizar informação.
Referenciais de execução (duração temporal, alunos…)
1. O professor dá a conhecer aos alunos os objectivos da actividade que irão realizar;
2. Os alunos ouvem a reprodução do som emitido por vários animais e registam na ficha de trabalho (anexo um) os seus nomes.
3. Seguidamente, em diálogo com os alunos, registar-se-ão no quadro as onomatopeias (palavra e som) referentes a cada animal. Os alunos completam mais um elemento da ficha de trabalho;
4. Em conversação com os alunos, o professor conduz o diálogo de forma a que os alunos fiquem com a informação de que à representação dos sons emitidos pelos animais se chama onomatopeia. Essa informação será registada no caderno diário.
5. O professor afixa no quadro duas imagens de dois animais da lista anterior (cobra e vaca). Inicia-se, então, o jogo «A cobra e a vaca vão às compras»
6. Os alunos imitam o som produzido por cada animal [sss] e [mmm]. Junto de cada imagem é colocado um saco/caixa.
7. O professor explica que os dois animais são muito amigos e resolveram ir às compras juntos. No entanto, há um pequeno problema: a cobra só pode escolher coisas cujos nomes comecem com o som [s] e a vaca com o som [m]. Para isso eles vão precisar da sua ajuda.
8. Em seguida, é fornecida aos alunos uma caixa com imagens em que a maioria remete para os sons [s] e [m]., mas algumas representam outros sons.
9. Um aluno voluntário encarrega-se de tirar as imagens, uma a uma, da caixa, e de as mostrar à turma. Os colegas vão dizer a palavra representada, identificar o som inicial e dizer em que saco de compras deve ser inserida.
10. Os alunos elaboram, no caderno diário e individualmente, frases com as palavras das imagens contidas na caixa e fazem a ilustração dos animais na ficha anexo um.
PLANIFICAÇÃO
Referência: Oficina Temática - O Ensino da Leitura: O Ensino da Decifração e Consciência Fonológica
Docente: Maria Raquel Nunes do Carmo
Escola: EB2/3 Sec. de Alcains Turma: 6ºE PCA Data:14/01/09
Nome e breve descrição da actividade: A Cobra e a Vaca vão às compras
O professor, como motivação inicial dá a ouvir aos alunos sons de vários animais. Os alunos registam os seus nomes numa ficha. (anexo 1)
Passa-se então ao jogo «A cobra e a vaca vão às compras». No final os alunos farão no caderno diário frases com as palavras das imagens.
Competências e conteúdos programáticos de referência:
· Saber ouvir;
· Desenvolver a capacidade de identificar mentalmente um som inicial de uma palavra;
· Distinguir palavras com base no som inicial;
· Organizar informação.
Referenciais de execução (duração temporal, alunos…)
1. O professor dá a conhecer aos alunos os objectivos da actividade que irão realizar;
2. Os alunos ouvem a reprodução do som emitido por vários animais e registam na ficha de trabalho (anexo um) os seus nomes.
3. Seguidamente, em diálogo com os alunos, registar-se-ão no quadro as onomatopeias (palavra e som) referentes a cada animal. Os alunos completam mais um elemento da ficha de trabalho;
4. Em conversação com os alunos, o professor conduz o diálogo de forma a que os alunos fiquem com a informação de que à representação dos sons emitidos pelos animais se chama onomatopeia. Essa informação será registada no caderno diário.
5. O professor afixa no quadro duas imagens de dois animais da lista anterior (cobra e vaca). Inicia-se, então, o jogo «A cobra e a vaca vão às compras»
6. Os alunos imitam o som produzido por cada animal [sss] e [mmm]. Junto de cada imagem é colocado um saco/caixa.
7. O professor explica que os dois animais são muito amigos e resolveram ir às compras juntos. No entanto, há um pequeno problema: a cobra só pode escolher coisas cujos nomes comecem com o som [s] e a vaca com o som [m]. Para isso eles vão precisar da sua ajuda.
8. Em seguida, é fornecida aos alunos uma caixa com imagens em que a maioria remete para os sons [s] e [m]., mas algumas representam outros sons.
9. Um aluno voluntário encarrega-se de tirar as imagens, uma a uma, da caixa, e de as mostrar à turma. Os colegas vão dizer a palavra representada, identificar o som inicial e dizer em que saco de compras deve ser inserida.
10. Os alunos elaboram, no caderno diário e individualmente, frases com as palavras das imagens contidas na caixa e fazem a ilustração dos animais na ficha anexo um.
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