FICHA DE ACTIVIDADE
PLANIFICAÇÃO
Referência: Oficina Temática: O desenvolvimento da Linguagem oral:
O desenvolvimento da consciência lexical e avaliação da Linguagem Oral
Docente: Maria Raquel Nunes do Carmo
Escola: EB2/3 Sec. de Alcains Turma: 6ºE PCA Data:05/01/08
Nome e breve descrição da actividade: Jogo do sabe tudo
1. A professora distribui o texto "Saber Ler" de Ilse Losa e solicita aos alunos a leitura silenciosa do mesmo. Em seguida o texto será lido em voz alta pelos alunos. Após a leitura, a professora conduz a interpretação do texto, oralmente, para que os alunos cheguem às palavras pretendidas e que serão registadas no quadro (escola e livro).
2. A professora divide a turma em dois grupos. Cada um dos grupos forma uma equipa à qual atribui um nome e escolhe um porta-voz. Segue-se uma breve explicação das regras do jogo que serão afixadas no quadro (anexo um).
3. A professora divide o quadro em duas partes, afixando em cada uma um cartão para cada equipa (uma palavra por equipa). Cada grupo irá conferenciar sobre o maior número de palavras que conhece relacionadas com a palavra-chave do cartão e o porta-voz registará as mesmas num tempo de oito minutos (anexo dois - chuva de ideias).
4. Após esgotado o tempo, o porta-voz de cada grupo dirige-se ao quadro e escreve as palavras encontradas. Depois da correcção, que deverá ser feita pela equipa adversária, procede-se à contagem da pontuação e os elementos da equipa procedem ao correcto preenchimento de um mapa semântico, que irão apresentar aos colegas (anexo três). Ganha a equipa que somar mais pontos.
5. Para finalizar, a turma fará um texto colectivo, apoiada no campo semântico de escola com o título " A minha escola é assim…". O texto será registado no quadro e no caderno diário.
Competências e conteúdos programáticos de referência:
Saber cumprir regras;
Aperfeiçoar e diversificar o vocabulário;
Tomar consciência da relação entre palavras;
Aprofundar o conhecimento lexical;
Saber organizar informação;
Capacidade para elaborar um texto com correcção adequado ao objectivo.
Referenciais de execução (duração temporal, alunos…)
A actividade terá a duração aproximada de noventa minutos, com a turma do 6º E do PCA e decorrerá na sala 2.3. do edifício II. A professora dará início à aula dialogando com os alunos sobre a actividade que irá ser realizada, sobre as suas regras e objectivos. Esta actividade terá como objectivo principal a interacção dos alunos: conferenciar, apresentar, debater, corrigir, elaborar… Enfim, desenvolver a consciência lexical.
PLANIFICAÇÃO
Referência: Oficina Temática: O desenvolvimento da Linguagem oral:
O desenvolvimento da consciência lexical e avaliação da Linguagem Oral
Docente: Maria Raquel Nunes do Carmo
Escola: EB2/3 Sec. de Alcains Turma: 6ºE PCA Data:05/01/08
Nome e breve descrição da actividade: Jogo do sabe tudo
1. A professora distribui o texto "Saber Ler" de Ilse Losa e solicita aos alunos a leitura silenciosa do mesmo. Em seguida o texto será lido em voz alta pelos alunos. Após a leitura, a professora conduz a interpretação do texto, oralmente, para que os alunos cheguem às palavras pretendidas e que serão registadas no quadro (escola e livro).
2. A professora divide a turma em dois grupos. Cada um dos grupos forma uma equipa à qual atribui um nome e escolhe um porta-voz. Segue-se uma breve explicação das regras do jogo que serão afixadas no quadro (anexo um).
3. A professora divide o quadro em duas partes, afixando em cada uma um cartão para cada equipa (uma palavra por equipa). Cada grupo irá conferenciar sobre o maior número de palavras que conhece relacionadas com a palavra-chave do cartão e o porta-voz registará as mesmas num tempo de oito minutos (anexo dois - chuva de ideias).
4. Após esgotado o tempo, o porta-voz de cada grupo dirige-se ao quadro e escreve as palavras encontradas. Depois da correcção, que deverá ser feita pela equipa adversária, procede-se à contagem da pontuação e os elementos da equipa procedem ao correcto preenchimento de um mapa semântico, que irão apresentar aos colegas (anexo três). Ganha a equipa que somar mais pontos.
5. Para finalizar, a turma fará um texto colectivo, apoiada no campo semântico de escola com o título " A minha escola é assim…". O texto será registado no quadro e no caderno diário.
Competências e conteúdos programáticos de referência:
Saber cumprir regras;
Aperfeiçoar e diversificar o vocabulário;
Tomar consciência da relação entre palavras;
Aprofundar o conhecimento lexical;
Saber organizar informação;
Capacidade para elaborar um texto com correcção adequado ao objectivo.
Referenciais de execução (duração temporal, alunos…)
A actividade terá a duração aproximada de noventa minutos, com a turma do 6º E do PCA e decorrerá na sala 2.3. do edifício II. A professora dará início à aula dialogando com os alunos sobre a actividade que irá ser realizada, sobre as suas regras e objectivos. Esta actividade terá como objectivo principal a interacção dos alunos: conferenciar, apresentar, debater, corrigir, elaborar… Enfim, desenvolver a consciência lexical.
Make a Smilebox slideshow |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Partilhe, quanto mais damos mais temos!