
Mensagens para Orkut
Mensagens de Ano Novo
Este blogue tem como finalidade dar a conhecer o meu trabalho como formanda do Programa Nacional do Ensino do Português. Servirá também como elemento de partilha, daí o seu título: Partilhar. Agradeço,em especial, à minha formadora,Professora Margarida Santos, que com ela muito tenho aprendido.
(Adaptação do folheto da polícia de Houston, Texas)
Durante a leitura
Depois da leitura
Na Sociedade em que vivemos na qual as futilidades ocupam o lugar da verdadeira amizade e o rancor silencia a palavra desculpa, é importante que tenhamos a sensibilidade de ensinar aos nossos alunos alguns valores que, infelizmente, se vão perdendo.
É que esta preciosa palavra, que dá o título a este livro, parece já não fazer parte do Dicionário de Língua Portuguesa...
"Antologia poética", de Carlos Drummond de Andrade
"O primeiro amor passou / O segundo amor passou / O terceiro amor passou / Mas o coração continua". Estes versos tocam você, pois você também observa a vida poeticamente. E não são só os sentimentos que te inspiram. Pequenas experiências do cotidiano – aquela moça que passa correndo com o buquê de flores, o vizinho que cantarola ao buscar o jornal na porta – emocionam você. Seu olhar é doce, mas também perspicaz. "Antologia poética" (1962), de Drummond, um dos nossos grandes poetas, também reúne essas qualidades. Seus poemas são singelos e sagazes ao mesmo tempo, provando que não é preciso ser duro para entender as sutilezas do cotidiano.
Vozes do Alfabeto, de João Pedro Mésseder, reúne cerca de três dezenas de poemas. São versos preferencialmente destinados a crianças em fases iniciais de aprendizagem da leitura e da escrita, ou seja, em idade de frequentar o 1º ciclo do Ensino Básico. A cada letra corresponde um texto, por vezes dois. Se aqui o poema se assemelha a uma micro-história em verso, acolá encena um pequeno episódio burlesco; e outros há que se mantêm num registo lírico. Organizados de acordo com a ordem das letras no alfabeto (primeiro o poema centrado no A, depois no B, depois no C, e assim sucessivamente), inspiram-se no trava-línguas da tradição oral. Deste modo, a simplicidade da linguagem, ao alcance da capacidade de compreensão da criança, vê-se literariamente compensada pelo recurso à aliteração, à assonância, à anáfora, ao jogo linguístico e a outros elementos expressivos. Rimados e ritmados, facilmente memorizáveis, os textos permitem, se lidos em voz alta, activar a atenção auditiva e concorrem para o desenvolvimento da consciência fonológica, sem nunca abdicarem da dimensão lúdica e do humor que são traços distintivos deste livro, profusamente ilustrado com imagens de assinalável qualidade..
Aqui ficam alguns exemplos.
Rói o rato a raiva de
não poder roer a rolha,
pois tem os dentes furados
de roer os rebuçados
do rei e da rainha da Rússia.
Cacto casa cana e corte
cume cone e cadeirinha
comichão e canivete
carapau e carapinha.
Outro abecedário engraçado em que a criança poderá alargar o seu vocabulário e sugerir outras palavras que se iniciem com as letras do nosso alfabeto.
Haverá ainda:
Para toda a comunidade escolar:
No último dia, 20 de Junho
Dia alusivo à festa das Papas de Alcains
9:00 -Torneio de Malha
16:00 – Confecção das papas no recinto escolar.
– Animação cultural :
- Bombos de Alcains.
-Actuação do rancho Folclórico do Lar Major Rato
-Actuação da Tuna da UBI
-Actuação do rancho folclórico juvenil da Lardosa
À comissão organizadora, desde já, os meus parabéns!
Não hesite! Venha até Alcains, certamente irá divertir-se.
Depois da leitura