sábado, 14 de novembro de 2009

A leitura

«Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro»

Henry Toreau
No complexo processo de aprendizagem da leitura cabe ao professor a difícil tarefa de despertar nos alunos o prazer de ler. É importante que o aluno se torne num leitor proficiente.
Mas, o que é um leitor proficiente?
Segundo Ciborowsky (1992), um leitor proficiente é aquele que:
Antes da leitura
  • Pensa no que já sabe sobre o assunto.
  • Conhece o objectivo da leitura.
  • Quer começar a ler porque está motivado e interessado.
  • Tem uma noção geral de como as ideias estão organizadas.

Durante a leitura

  • Presta simultaneamente atenção às palavras e ao seu significado.
  • Lê fluentemente.
  • Concentra-se na leitura.
  • Não tem medo de arriscar perante palavras difíceis e revela capacidade de lidar com a ambiguidade do texto.
  • Elabora estratégias eficazes para monitorizar a compreensão.
  • Pára para usar estratégias de remediação quando não compreende o que está a ler.
  • Usa cada vez com mais facilidade as competências de leitura.

Depois da leitura

  • Compreeende como a informação junta faz sentido
  • É capaz de identificar o mais importante.
  • Mostra-se interessado em ler mais.

1 comentário:

  1. Despertar nos alunos o prazer de ler é uma tarefa muito difícil para o professor, mas também muito compensatória.
    Os livros são interconectados com tudo o que nos rodeia; este mundo fantástico em que vivemos e é através deles que temos acesso ao conhecimento e à cultura.É, pois,fascinante viajar com eles e levar os outros a viajar, a comunicar...

    ResponderEliminar

Partilhe, quanto mais damos mais temos!