Henry Toreau
No complexo processo de aprendizagem da leitura cabe ao professor a difícil tarefa de despertar nos alunos o prazer de ler. É importante que o aluno se torne num leitor proficiente.
Mas, o que é um leitor proficiente?
Segundo Ciborowsky (1992), um leitor proficiente é aquele que:
Antes da leitura
- Pensa no que já sabe sobre o assunto.
- Conhece o objectivo da leitura.
- Quer começar a ler porque está motivado e interessado.
- Tem uma noção geral de como as ideias estão organizadas.
Durante a leitura
- Presta simultaneamente atenção às palavras e ao seu significado.
- Lê fluentemente.
- Concentra-se na leitura.
- Não tem medo de arriscar perante palavras difíceis e revela capacidade de lidar com a ambiguidade do texto.
- Elabora estratégias eficazes para monitorizar a compreensão.
- Pára para usar estratégias de remediação quando não compreende o que está a ler.
- Usa cada vez com mais facilidade as competências de leitura.
Depois da leitura
- Compreeende como a informação junta faz sentido
- É capaz de identificar o mais importante.
- Mostra-se interessado em ler mais.
Despertar nos alunos o prazer de ler é uma tarefa muito difícil para o professor, mas também muito compensatória.
ResponderEliminarOs livros são interconectados com tudo o que nos rodeia; este mundo fantástico em que vivemos e é através deles que temos acesso ao conhecimento e à cultura.É, pois,fascinante viajar com eles e levar os outros a viajar, a comunicar...