sexta-feira, 12 de junho de 2009

Reflexão Tutoria XII

Unidade de referência: A Unidade Didáctica como estratégia de ensino da Língua - « Animais que podiam ter existido»

«Aprender, aprender a aprender, reflectir, pensar, aprender a pensar e a reflectir, conhecer e avaliar os processos do próprio pensamento é realmente adquirir e construir conhecimento a partir do já conhecido ou do ainda por descobrir e conhecer», Tavares (1992).
É com esta afirmação que quero iniciar a minha reflexão da temática Unidade Didáctica. De facto, aprender a aprender não é tarefa fácil e reflectir, muito menos. À medida que fui implementando esta última planificação constatei que houve nos meus alunos um progresso. É real que conseguimos com os nossos alunos progressos, mas é necessário que reflictamos sobre eles. Ao longo desta unidade os alunos foram construindo saberes, partiram do já conhecido, descobriram, alargaram os seus conhecimentos e quiseram saber mais. Foi notória a motivação dos alunos. Segundo Herbert (1997) «They learn by watching, discovering, telling, investigating, questioning and so on». A aprendizagem mobiliza, de facto, um conjunto de descobertas, investigações, perguntas, questões. Cabe ao professor motivar os seus alunos, mas essencialmente motivar-se a si próprio. Aquele que não tem apetência por saber mais, também não consegue despertar nos seus alunos o prazer de aprender. Das leituras que tenho vindo a fazer há uma expressão de Develay (1996) que me despertou a atenção e da qual eu gostei particularmente: «Pour savoir, il faut avoir envie d’apprendre».
Foi isso que eu senti nos meus alunos… um desejo de saber, um desejo de querer aprender. Pena que chegou ao fim!

Raquel do Carmo
09/06/09

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe, quanto mais damos mais temos!