FICHA DE ACTIVIDADE
PLANIFICAÇÃO
Referência: Oficina Temática: O Ensino da Leitura: Avaliação da Leitura
Docente: Maria Raquel Nunes do Carmo
Escola: EB2/3 Sec. de Alcains Turma: 6ºE PCA Data: 09/03/09
Nome e breve descrição da actividade:
Teste de avaliação de Compreensão Leitora (ACL 4), traduzido de CATALÃ, Glória. Évaluation de la Compreensión lectora. Prubas ACL (1º-6º de primaria), Editorial Grão, de IRIF, SL, 2001.
Competências e conteúdos programáticos de referência:
· Capacidade para compreender, usar e reflectir sobre os textos escritos;
· Desenvolver os seus conhecimentos;
· Compreender inferências, mobilizando informações textuais implícitas e explícitas, e conhecimentos exteriores ao texto;
· Extrair conclusões do que foi lido.
Referenciais de execução (duração temporal, alunos…)
Motivação Inicial
Jogo da teia (anexo um)
A professora desenvolverá com os alunos o jogo da teia que servirá de preparação para o teste de avaliação de compreensão leitora, uma vez que o seu objectivo principal é o aluno identificar palavras que não se enquadram no contexto pedido.
A actividade terá a duração aproximada de quarenta e cinco minutos, com a turma do 6º E do PCA e decorrerá na sala 2.3. do edifício II. A professora dará início à aula dialogando com os alunos sobre a actividade que irá ser
realizada e sobre os seus objectivos. Para exemplificar a professora faz, inicialmente, um pequeno teste à turma.
Os dados da prova serão registados numa grelha (em anexo) e, posteriormente, analisados e tratados.
PLANIFICAÇÃO
Referência: Oficina Temática: O Ensino da Leitura: Avaliação da Leitura
Docente: Maria Raquel Nunes do Carmo
Escola: EB2/3 Sec. de Alcains Turma: 6ºE PCA Data: 09/03/09
Nome e breve descrição da actividade:
Teste de avaliação de Compreensão Leitora (ACL 4), traduzido de CATALÃ, Glória. Évaluation de la Compreensión lectora. Prubas ACL (1º-6º de primaria), Editorial Grão, de IRIF, SL, 2001.
Competências e conteúdos programáticos de referência:
· Capacidade para compreender, usar e reflectir sobre os textos escritos;
· Desenvolver os seus conhecimentos;
· Compreender inferências, mobilizando informações textuais implícitas e explícitas, e conhecimentos exteriores ao texto;
· Extrair conclusões do que foi lido.
Referenciais de execução (duração temporal, alunos…)
Motivação Inicial
Jogo da teia (anexo um)
A professora desenvolverá com os alunos o jogo da teia que servirá de preparação para o teste de avaliação de compreensão leitora, uma vez que o seu objectivo principal é o aluno identificar palavras que não se enquadram no contexto pedido.
A actividade terá a duração aproximada de quarenta e cinco minutos, com a turma do 6º E do PCA e decorrerá na sala 2.3. do edifício II. A professora dará início à aula dialogando com os alunos sobre a actividade que irá ser
realizada e sobre os seus objectivos. Para exemplificar a professora faz, inicialmente, um pequeno teste à turma.
Os dados da prova serão registados numa grelha (em anexo) e, posteriormente, analisados e tratados.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Partilhe, quanto mais damos mais temos!