sexta-feira, 6 de março de 2009

A compreensão leitora

Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarice Pacheco



Encontrei este poema de uma jovem escritora brasileira que, infelizmente, perdeu a vida aos 13 anos e meio de idade. Achei que seria um bom mote para o assunto sobre o qual gostaria de deixar aqui a minha opinião: a importância da leitura e a compreensão leitora.
Ler é, sem dúvida, uma actividade valiosa que tem o seu peso quer na nossa vida pessoal, quer social. Uma boa aquisição da leitura é, deveras, um óptimo pontapé de saída para o sucesso escolar. No entanto, mais importante do que saber ler é compreender aquilo que se lê. Qual a vantagem em ler um enunciado se não o soubermos interpretar? Qualquer disciplina, seja ela qual for, se prende com a compreensão da Língua. Por exemplo, quantas vezes constatamos que os alunos que revelam dificuldades nesta área, consequentemente, não sabem interpretar uma situação problemática na área de Matemática e, por isso, não solucionam o dito problema? O processo de leitura não se prende tão somente com a descodificação de um código. Aliados a este processo estão, para além da descodificação, a compreensão, a interpretação e a retenção da informação.
Sabemos que ler é uma tarefa que não é fácil. É mais simples e menos trabalhoso ver televisão, ouvir música... Qualquer leitura exige o domínio da língua, requer tempo e conhecimento. Se juntarmos a peças do puzzle PNEP, chegamos à conclusão que nada é em vão. Há pequenos passos que fazem, na vida do aluno, grande diferença: consciência fonológica, motivação inicial, antecipação ao texto, chuva de ideias, mapa conceptual, actividade de pré-leitura, avaliação da compreensão leitora e... muito mais!
A minha próxima tutoria PNEP tem como temática a avaliação da compreensão leitora. Estou entusiasmada, mas ao mesmo tempo ansiosa com os resultados que poderei vir a descobrir. São alunos do 6º ano... Nunca é tarde, mas... Há que repensar as nossas práticas.
Cabe-nos a nós professores, educadores e pais pôr as nossas crianças a ler, motivá-las para a leitura, incentivá-las a frequentar a biblioteca (não só a da escola), proporcionar-lhes a acesso aos livros... Aquele que lê enriquece o seu vocabulário, adquire conhecimento, abre novos horizontes, imagina, sonha, flutua, cresce na escola da vida...

2 comentários:

  1. É isso mesmo, Raquel.
    Todos sabemos que formar leitores é uma tarefa árdua e que deve começar bem cedo e continuar ao longo da vida, isto é,sempre.
    Se queremos que os nossos alunos demonstrem competências e apetências para a leitura, a nossa tarefa é, de facto, motiválos para tal.
    Como nos dizem Azevedo (2006) e Castanho (2005), "hoje é necessário e imprescindível desenvolver comunidades leitoras vitalícias que gostem de ler e sejam competentes na leitura crítica do mundo que as rodeia".

    Margarida Santos

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  2. Sem dúvida é fundamental desenvolver o hábito da leitura nas crianças. Clarice Pacheco é sábia quando nos convida para "Viajar pela leitura". A leitura nos deixa marcas indeléveis.

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