Unidade Temática: O Ensino da Escrita: Dimensão Textual
Oficina Temática Nº 11 – 13 de Maio de 2009
SUMÁRIO EXECUTIVO:
1 -Apresentação da unidade temática. Debate plenário temático – Ensino da Escrita: Dimensão Textual.
1.1 O que o professor deve saber:
1.1.1 Conceitos chave: escrita e conhecimento explícito da língua
1.1.2 Desenvolvimento de competências no domínio do modo escrito
1.1.3 Modos de acção no ensino da escrita;
1.1.4 Princípios orientadores;
1.1.5 Estratégias de acção sobre o processo e sobre o contexto;
1.1.6 Complexidade do processo de escrita;
1.1.7 Ciclo de escrita:
1.1.7.1 Planificação;
1.1.7.2 Textualização
1.1.7.2.1Princípios e mecanismos da coerência e da coesão textual;
1.1.7.3 Revisão;
1.1.8 O papel do professor no processo de escrita:
1.1.8.1Criação de actividades de escrita: planificação, textualização e revisão;
1.1.9 Atribuição de funções ao produto escrito;
1.1.10Facilitação processual e escrita colaborativa na planificação;
1.1.11 Facilitação processual, escrita colaborativa e reflexão sobre a escrita na textualização;
1.1.12 Escrita colaborativa e reflexão sobre a mesma na revisão;
1.2 O que o aluno deve saber:
1.2.1 Novos programas
2-Reflexão grupal e análise participada: Proposta de actividades.
"Queres namorar comigo" de João Ricardo
Há 10 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário
Partilhe, quanto mais damos mais temos!