segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Tutoria VII - Motivação da leitura e formação de leitores - Literatura Infantil

FICHA DE ACTIVIDADE

Referência: Motivação da leitura e formação de leitores - A literatura Infantil

Docente: Maria Raquel Nunes do Carmo

Escola: EB2/3 Sec. de Alcains Turma: 6ºE PCA Data:09/02/09


Nome e breve descrição da actividade:
Leitura Orientada da obra A horta do Senhor Lobo de Claire Bouiller, com ilustrações de Quentin Grébran.


Competências e conteúdos programáticos de referência:
• Criar e fomentar hábitos de leitura;
• Fomentar o prazer da leitura;
• Relacionar livros e outros textos com as suas vivências escolares e extra-escolares, com os seus gostos e preferências;
• Organizar informação recolhida sobre o texto.


Referenciais de execução (duração temporal, alunos…)
A actividade planificada terá a duração aproximada de noventa minutos e decorrerá na sala 2.3. do Edifício II.



1. MOTIVAÇÃO INICIAL
A professora distribuirá aos alunos as peças de um puzzle gigante que formam a capa do livro. Os alunos construirão, no quadro, o puzzle. A professora apresentará o livro à turma e distribuirá aos alunos uma ficha de leitura, que será preenchida pelos mesmos. (anexo um)



2. ACTIVIDADE DE PRÉ-LEITURA.
A professora distribuirá aos alunos palavras escritas em cartolina. Com essas palavras os alunos irão construir, no quadro, um pequeno texto que servirá de antecipação à história que se irá trabalhar. Será afixada, no quadro, pela professora, a primeira letra ou palavra de cada frase para que os alunos se possam orientar. Só será construída uma frase de cada vez.



3. Seguidamente, a professora pedirá a um aluno que leia o pequeno texto afixado no quadro.

O senhor Lobo anda esfomeado, e por isso decide organizar-se: fazer uma horta. O lobo abastece assim o seu armário de comida, e dá paz aos habitantes da floresta. Um dia o lobo encontra a sua horta desfeita: cheio de raiva, prepara-se para a vingança. Mas, um sábio conselho do mocho ajuda-o a resolver o problema de outra forma. Dali surge um trabalho em equipa e uma relação de amizade e partilha entre todos os animais.


4. Em diálogo com os alunos, a professora perguntará qual lhes parecerá ser a personagem principal da história que irão ler e se conhecem outras, das quais essa personagem também faça parte, activando os seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

5. A professora afixará, no quadro, a imagem de quatro lobos: o lobo do Capuchinho Vermelho, o lobo dos Três Porquinhos, o lobo dos Sete Cabritinhos e o lobo de A Horta do Senhor Lobo.

6.Os alunos serão convidados a descobrir de onde vêm aqueles lobos, associando-os às respectivas histórias.

7. Seguir-se-á a leitura da história, feita pela professora, e comparação com as antecipações que os alunos fizeram.

8. DURANTE A LEITURA:
Em trabalho de pares, os alunos preencherão, em cartolina, um mapa de acções e/ou atitudes, que ajudarão a estabelecer relações de causa/efeito entre os diferentes acontecimentos e a estrutura da narrativa (anexo dois).

9. A actividade anterior será apresentada à turma, por cada um dos pares de trabalho.


10. APÓS A LEITURA:
Seguidamente, os alunos reflectirão sobre a caracterização da personagem principal, o “O Lobo da Horta” e os lobos dos Clássicos, pintando numa escala de Pólos Opostos, as qualidades e (ou) defeitos que os caracterizam (anexo três).

11. Para finalizar, e depois das conclusões sobre as atitudes/valores do Senhor Lobo, os alunos registarão as diferenças sobre o fim de cada um dos lobos das referidas histórias (anexo quatro).

Conclusão:A motivação inicial e a actividade de pré-leitura aguçou de tal forma o «apetite» dos alunos, que os mesmos estavam interessadíssimos em ouvir a leitura da história. Nada como experimentar determinadas actividades para se ter a prova de que as coisas não surgem ao acaso. Afinal, há sempre uma razão de ser!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe, quanto mais damos mais temos!